Natura Musical apresenta “Quando Sai” – novo single antecipa estreia do primeiro álbum solo de Elisa Maia

Fonte: assessoria de imprensa
Foto: Demi Brasil
Natura Musical lança “Quando Sai”, o novo single da cantora e compositora Elisa Maia. A faixa antecipa seu aguardado álbum de estreia, previsto para os próximos meses, e revela a força narrativa da artista, mostrando como o processo criativo transformou seu olhar e deu forma à sua própria história. O single chega acompanhado de videoclipe dirigido por Victor Kaleb e Ramon Ítalo.
Composta antes da pandemia e resgatada no processo do novo disco, “Quando Sai” marca um ponto de virada na trajetória de Elisa. “Ela nasceu sem que eu soubesse as motivações na época, sem perceber que meu ‘mundo conhecido’ estava começando a desabar para que eu renascesse em outro”, afirma a artista, que celebra 20 anos de carreira neste momento de consolidação de linguagem e amadurecimento criativo.
A canção evidencia a força da escrita como eixo central do trabalho de Elisa Maia. Inspirada em diários e anotações pessoais, retratados no videoclipe, a artista transforma reflexões em música, escrevendo sua história e construindo sua própria narrativa. Nesse processo, revela seu olhar sobre o mundo, imprimindo nas melodias e letras a potência de uma criação marcada pelo autoconhecimento e pelo poder das palavras.
A produção musical é assinada por Ian Fonseca (Supercolisor), com direção artística de Estêvão Queiroga. O single reúne músicos de diferentes cidades do Brasil: Be-Atrz (baixo), Felipe Coimbra (guitarras), Beto Montrezol (bateria), Alv Lara (beatbox) e Malu Ribeiro (arranjos vocais). Elisa grava todas as linhas vocais, que mesclam influências de rock, R&B e harmonias corais. “Mesmo com uma linha melódica grave e quase falada, gravei todas as vozes como se fossem a composição de um coral”, explica. A mixagem é de Rafaela Prestes e a masterização de Fernando Sanches.
A concepção parte da imagem de um mundo em ruínas. Letra, arranjos e timbres reforçam a sensação de instabilidade e transição. “Queria que o arranjo desse a impressão de um chão desmoronando, de vazio sob os pés. Mas ouvir a faixa em loop é, para mim, como ver a vida se reconstruindo, ressignificando corpo, sonhos, perdas e sentimentos – tudo em direção ao novo”.
O clipe amplia esse conceito visualmente. Gravado em locações que evocam uma cidade em colapso – como o antigo prédio no Complexo Boothline, hoje Mercado de Origem da Amazônia, e a Praia da Lua – o vídeo mostra a artista em paisagens que sugerem fim e renascimento. Nas cenas finais, Elisa emerge das águas do Rio Negro como metáfora para o recomeço.
No novo projeto, Elisa Maia – já consolidada como uma das vozes mais relevantes da cena contemporânea amazônica – aposta em uma sonoridade orgânica que sintetiza influências acumuladas desde a infância: dos corais e conjuntos musicais, passando pelos anos em bandas de reggae e fases roqueiras, até chegar ao trabalho autoral com forte assinatura poética e vocal. “Esse álbum mostra a cantora que sempre esteve aqui, mas que precisou de uma vida inteira de experiências para se revelar plenamente”.
Elisa Maia foi selecionada por Natura Musical, no Edital 2022, ao lado de nomes como Brisa Flow, Stefanie, Canto Sagrados Kariri-Xocó, Festival Latinidades, Circuito Manacaos, Malka Julieta e Quilombo Groove. Ao longo de 20 anos, o programa já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, contemplando nomes consagrados como Emicida, Russo Passapusso, Antônio Carlos e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada e Rico Dalasam; além de projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e a Mostra Pankararu de Música.
O projeto conta ainda com apoio do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Prefeitura de Manaus e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – Manauscult.
FICHA TÉCNICA
MÚSICA
Autora: Elisa Maia
Produção executiva: Elisa Maia
Direção Artística: Estêvão Queiroga
Produção Musical: Ian Fonseca
Arranjo: Elisa Maia e Estêvão Queiroga
Voz: Elisa Maia
Arranjo de voz introdução: Malu Ribeiro
Piano: Ian Fonseca
Guitarra: Filipe Coimbra
Baixo: Be-Atrz
Bateria: Beto Montrezol
Beat-box: Alv Lara
Engenheira de gravação de bateria: Ana Paula Mady
Engenheiro de gravação de voz Elisa Maia: Beto Montrezol
Engenheiro de gravação de voz Alv Lara: Ian Fonseca
Preparação de voz: Ellen Fernandes
Direção de voz: Estêvão Queiroga e Ellen Fernandes
Engenheiro de pré-produção: Lucas Cajuhy
Mixagem: Rafaela Prestes
Masterização: Fernando Sanches
VIDEOCLIPE
Coordenação de produção: Elisa Maia
Direção geral, roteiro: Victor Kaleb, Ramon Ítalo
Direção de fotografia: Robert Coelho
Direção e produção de arte: Estêvão Costa
1ª Assistência de câmera: Naila Fernandes
2ª Assistência de câmera: Paulo Oberdan
Produção executiva: Luigi Ventilari
Assistência de produção: LaCruz
Chefe de elétrica e maquinária: Evandro Repolho
Assistente de elétrica: Anderson Xavier
Efeitos especiais (chuva): Allan Soares
Concepção e produção de figurino: K4lyope, Zuri Uboro
Maquiagem: Bárbara Ribeiro
Cabelo: Fernanda Varela
Unhas: Fran Nails
Fotografia Still: Demi Brasil
Making of mobile: Rita Flor
Transporte: Francisco Célio Araújo
Caminhão-pipa: Antônio Pereira
Atendimento Mercado de Origem da Amazônia: Manoel Leite e Caroline Oliveira
Consultoria de de locação na Praia da Lua e apoio logístico: Ecolazer (Lúcio Bezerra, Mário Thomé de Souza)
Montagem: Ramon Ítalo
Correção de cor, efeitos e finalização: Klaus Gregório
Projeto Gráfico: Guigas Maia
SOBRE ELISA MAIA
A amazonense Elisa Maia é cantora, compositora e produtora cultural, com mais de uma década de atuação na cena musical independente. Desde o EP Ser da Cidade (2013), com o qual realizou uma turnê pioneira por seis capitais da região Norte em apenas dez dias, vem se destacando pela pluralidade sonora e pelo engajamento em movimentos culturais na região Amazônica.
Ativa no Coletivo Difusão desde 2011, Elisa está à frente dos festivais Até o Tucupi e Somas, com foco na juventude negra, mulheres e periferias. Entre 2020 e 2024, lançou uma série de singles com videoclipes, assumiu a produção musical de suas próprias faixas e assinou a direção artística de trabalhos de novos nomes da cena, como o EP da dupla de rap Lary Go & Strela (2021) e o álbum Anos Luz (2023), de Karen Francis.
Selecionada pelo edital Natura Musical, a artista vive um momento de consolidação criativa com o lançamento do seu primeiro álbum completo e de um documentário que revisita sua trajetória e apresenta bastidores da produção do projeto. Sua sonoridade transita entre o pop alternativo, o R&B e influências regionais, sempre marcada por forte assinatura poética e vocal.
Saiba mais: elisamaia.com.br | instagram.com/elisamaiamusic
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que completa 20 anos valorizando a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 200 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.